Riscos de Redes Sociais, Adição à Informação e Necessidade de Aprovação ⋆ Revolutionary Fitness

 

Em 2010, Steve Jobs apresentou ao mundo sua última grande invenção: o iPad. Ele explicou por que todos deveriam ter um. Foi a maneira mais fácil de se conectar à Internet, jogar e visitar o Facebook.

E, no entanto, eles foram proibidos em sua casa. “ Seus filhos devem amar o novo iPad “, uma repórter lhe disse uma vez. A resposta de Jobs foi esclarecedora: “ Eles não o usaram. Limitamos a tecnologia que nossos filhos usam em casa “(artigo).

Eu não era o único. Evan Williams, fundador do Twitter, compra centenas de livros para seus filhos, mas também os proíbe do iPad. Bill Gates não permitiu que sua filha usasse um telefone celular antes de completar 14 anos. Chris Anderson, ex-editor da revista de tecnologia Wired não permite telas nos quartos de sua casa. Um ex-vice-presidente do Facebook proíbe o uso desta rede social para seus filhos (detalhes).

Os líderes tecnológicos sabem que seus produtos são viciados e seguem a primeira regra de qualquer bom traficante de drogas: não consumir o que você vende .

Hoje, exploramos o efeito das redes sociais no cérebro e alguns dos seus perigos. Também proponho algumas recomendações para aproveitar o bem, evitar o mau e, acima de tudo, não se tornar seu escravo.

A ciência do desejo e do vício

Seu cérebro não dá prazer gratuitamente. Faz isso em resposta a comportamentos que nos ajudaram a sobreviver ou reproduzir: comer, ter relações sexuais, abrigar-se do frio …

Muitos desses comportamentos exigiram esforço e encorajá-los a realizar o cérebro segregado dopamina, a molécula de motivação . Ao alcançar o objetivo prosseguido e, como recompensa pelo trabalho realizado, o cérebro lançou neurotransmissores agradáveis, como peptídeos opiáceos, sendo as endorfinas as mais conhecidas.

Em resumo, dopamina o motiva e as endorfinas recompensam você (detalhe). Primeiro o desejo, então o prazer.

Este sistema de recompensa também desempenha um papel fundamental na aprendizagem (estudo). Seu cérebro vem pré-programado com certos desejos (como comida e sexo), mas aprende rapidamente a identificar novas recompensas . Para os cachorros de Pavlov, o sino não significava nada no início. Mas depois de receber alimentos por dias logo depois de ouvi-lo, eles aprenderam a associar a campainha com comida. Sozinho com o som deles, eles salivaram e a sua dopamina aumentou.

Os arcos dourados do McDonald hoje têm o mesmo efeito em muitas pessoas. Os alimentos ultraprocessados ​​são projetados para causar nirvana sensorial, liberando mais dopamina do que o seu cérebro pode tolerar . Para se defender, o cérebro reduz seus receptores de dopamina (estudo). Como resultado, você exige cada vez que um estímulo maior produza a mesma satisfação. Se o processo for repetido, o desejo se torna necessidade, e sua perseguição desloca tudo o resto . É o ciclo clássico de dependência.

Os fabricantes de alimentos ultraprocessados ​​não são os únicos a tentar seqüestrar seu sistema de recompensas. Livros como Hooked explicam as estratégias de empresas de tecnologia para mantê-lo ligado . Atrás das telas, existem milhares de mentes brilhantes tentando manipulá-lo.

Doutor: a ressonância indica que seu cérebro foi seqüestrado por piratas da dopamina. Agora está sob o controle de redes sociais, casinos e corporações farmacêuticas. Paciente: Você está me fazendo uma receita médica? Médico: Não. Estou comprando ações dessas empresas.

Embora, tradicionalmente, apenas o vício em substâncias, como drogas ou tabaco, tenha sido reconhecido, as diretrizes mais recentes já admitem que nós também podem se tornar viciados em comportamentos como jogos de azar (detalhes) e muitos de nossos hábitos Virtuais apresentam todos os sintomas de um vício.

Internet e seu cérebro

Nossos cérebros evoluíram na Idade da Pedra, e não estão bem adaptados à era digital . Embora a Internet tenha sido um grande avanço para a humanidade, certas aplicações representam um perigo real. Eles são projetados para nos manter presos, explorando dois de nossos instintos básicos:

  1. Procure por novas informações.
  2. Desejo de reconhecimento social.

Adição a novas informações

A informação sempre representou o poder, e em um ambiente selvagem, novas informações poderiam salvar sua vida. A curiosidade é precisamente o impulso que nos encorajou a explorar, para descobrir se, atrás de uma montanha, havia talvez um lago cheio de peixes, ou se uma determinada caverna oferecesse um bom abrigo.

Este desejo de novos conhecimentos também é mediado pela dopamina. Na verdade, usamos as mesmas estratégias mentais para procurar informações sobre como procurar alimentos (detalhe, estudo, estudo).

A dopamina aumenta mais com a novidade (estudo), e existe um dos riscos das redes sociais: cada deslizamento do dedo pode esconder um novo ponto de referência, uma nova fofoca, uma nova notícia . Leve alguns minutos de descanso para rever Instagram e, sem perceber, você entra em um trance de cliques constantes. Tememos perder alguns dados relevantes, dando origem a uma nova ansiedade social: o FOMO, ou medo de perder algo (estudo).

Ignoramos que todo esse tempo conectado é o que está nos fazendo perder o que é realmente importante : sonho, tranquilidade, produtividade. Nos leva tempo para mover ou estar com os nossos.

O desejo de novas informações também explica por que muda constantemente a tarefa (estudo). Se você está estudando para o exame amanhã, mas recebe uma nova notificação whatsapp ou Instagram, você deixa tudo para rever o que é novo. Se você publicou uma foto no Facebook há dez minutos, você está tentado a rever as novas gosta .

Mas a multitarefa é uma ilusão. Nosso cérebro não pode trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo (estudo, detalhe). As interrupções das redes sociais durante o estudo estão associadas a um menor desempenho acadêmico (estudo, estudo, estudo). Impacto atenção e memória (estudo). As novas tecnologias são armas de distração de massa .

A informação consome atenção. Portanto, um excesso de informação gera um déficit de atenção . As redes sociais produzem mentes distraídas e atenção fragmentada.

A superestimulação informacional também reduz a tolerância ao tédio. Se você constantemente bombardeia seu cérebro com novas informações, sua ausência gerará um tipo de síndrome de abstinência (estudo, estudo). O mundo real parecerá muito menos interessante do que o virtual .

– Sou viciado na internet porque é mais interessante do que as pessoas – Existe uma pílula que você pode dar a todos para torná-los mais interessantes? – Os médicos nunca querem tratar problemas na raiz

Necessidade de reconhecimento social

Em nosso ambiente ancestral, a rejeição social foi letal . Isso nos tornou muito sensíveis às críticas, e um simples comentário negativo no Facebook pode arruinar o nosso dia. Sua amígdala percebe essas afrontas como ameaças, ativando a resposta ao estresse.

Quando interagimos no mundo virtual, mostramos menos empatia (estudo, estudo, detalhe). Quando não vemos outro rosto, esquecemos que há uma pessoa do outro lado da tela. As pessoas são transformadas quando se discute no twitter. Eles fazem comentários que não ousariam repetir na presença da outra pessoa.

Fonte: https://twitter.com/mlalanda/status/901050267059269632

Para tentar melhorar a aceitação social, mostramos uma imagem irreal . Em seguida, medimos nosso valor de acordo com quantas pessoas gostam de nossas fotografias. As piores são uma droga digital .

Perseguir gosta é uma receita para a ansiedade. Tanto quanto você procura a pose perfeita, sempre haverá alguém mais forte, mais bonito ou com melhores abs do que você. E a cada segundo que você gasta tentando impressionar o mundo virtual, você se desconecta um pouco mais do mundo real.

Essena O’Neill sai das redes sociais. O Instagram não é real. https://elpais.com/elpais/2015/11/03/estilo/1446547570_629565.html

Para tentar me sentir melhor, auto-medicamos com novas doses de morfina eletrônica ampliando o problema.

Somos seres sociais, mas nosso cérebro espera relações reais com um pequeno grupo de pessoas, e não conexões virtuais com milhares. A simples presença de telefones na mesa reduz a sensação de conexão e empatia, que alguns especialistas chamam de efeito do iPhone (estudo, estudo). Mesmo sendo juntos, estamos sozinhos .

Juntos, mas sozinhos

Mais tempo no telefone está associado com ansiedade e depressão (estudo, estudo), provavelmente por causa de maior comparação social e inveja (estudo, estudo). O uso do Facebook está diretamente relacionado a piores experiências momento a momento e menos satisfação com a vida em geral (estudo).

Fonte: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0069841

Não sabemos o impacto que isso terá sobre a primeira geração criada com iPads. As crianças aprendem melhor com as pessoas do que com as telas.

Idéias para prosperar num mundo digital

A revolução digital, sem dúvida, melhorou a qualidade de vida da humanidade. A Internet democratizou o acesso à informação e eliminou muitas barreiras que impediram a colaboração. As redes sociais nos permitem criar comunidades e lançar movimentos. Mas as novas tecnologias também produzem novos vícios .

Nesta era tecnológica, é mais fácil evitar o álcool do que o e-mail. Não se trata, portanto, de renunciar às novas ferramentas, mas de usá-las com cabeças .

Resumo abaixo algumas estratégias para proteger seu cérebro ancestral do vício digital.

1. Fortalecer sua atenção

Na era da distração, aqueles que melhor controlam a atenção irão prosperar . E essa atenção, como qualquer outra habilidade, pode ser treinada.

Embora existam muitas estratégias, recomendo três concretas, porque produzem um efeito multiplicador melhorando muito mais do que a sua atenção:

  1. Meditação . Meditar ajuda a acalmar a mente e desenvolver a atenção (estudo, estudo, revisão).
  2. atividade física . Seu cérebro é matéria, e beneficia do exercício, assim como o resto do seu corpo. O movimento melhora a função cognitiva em geral e a atenção em particular (estudo, estudo, estudo, estudo, estudo)
  3. Natureza . Os estímulos artificiais da cidade mantêm seu cérebro em alerta, roubando recursos mentais. A natureza produz o efeito oposto, relaxando o cérebro e restaurando a atenção (estudo, estudo, estudo, revisão). O simples ato de caminhar através de um parque melhora a atenção mais do que uma caminhada pela cidade (estúdio).

Finalmente, tenta ler mais livros e artigos profundos e menos tweets de 140 caracteres . As leituras superficiais produzem mentes superficiais.

2. Modifique seu ambiente

A atenção é em grande parte um processo de exclusão. Para se concentrar em algo, você deve ignorar tudo o resto. Mas ignorar os estímulos é um processo ativo, e ele consome recursos. Quanto mais informações competem pela sua atenção, mais esforço mental você terá que executar .

Enquanto estudava ou trabalhava, mantenha o telefone à distância . Ao fechar, gera distração (estudo, estudo). Tal como acontece com a junk food, acessibilidade aumenta o consumo . Com a menor dificuldade em sua tarefa atual, você ficará tentado a verificar o WhatsApp.

Se você trabalha em um PC, desative as notificações por e-mail e qualquer outro aplicativo. Quanto menos distrações, mais produtividade.

Se você sair jantar com amigos, propor para empilhar os telefones depois de fazer a encomenda . É proibido tocá-los até a conta chegar. Se alguém não resistir, pague o jantar completo.

Ocasionalmente, cria um período de desconexão mais longo . A desintoxicação digital de apenas 5 dias melhora a capacidade dos adolescentes para reconhecer as emoções não verbais (estudo), o que é essencial para a empatia.

Finalmente, transforma seu quarto em uma zona sem tecnologia, um santuário de sono . Quanto mais tecnologia existe na sala, menor tempo de sono (estudo). E, no entanto, mais de 70% das pessoas dormem com o telefone ao lado deles e 3% com elas na mão (pesquisa).

Isso é problemático por muitas razões. Para começar, temos o efeito fisiológico da luz azul à noite, o que interfere com o ritmo circadiano e a secreção da melatonina. Telas pequenas, tablets ou dispositivos móveis, geram ainda mais problemas que a televisão (estudo).

A luz azul de telefones celulares ou tablets inibe melatonina, repouso danoso

Por outro lado, há o efeito psicológico. Com o telefone a seguir, você ficará tentado a verificar o e-mail mais uma vez ou se conectar de volta ao Instagram. Tente adquirir o hábito de ler desconectado idealmente com um livro físico. Leitores eletrônicos com tela reflexiva também inibem a melatonina (estudo). Pessoalmente, uso o Kindle Paperwhite, que não reflete a luz e simula bastante o papel.

A melhor coisa que você pode fazer quando você adormece é desligar a luz e ir para a cama. Seus influentes favoritos ainda estarão lá pela manhã.

4. Planeje seu dia

A chave para melhorar a produtividade e reduzir a ansiedade é estabelecer blocos de tempo para cada atividade.

Pessoalmente, costumo seguir o método Pomodoro que divide o tempo em intervalos de atividade de 25 minutos, chamados pomodoros seguidos de 5 minutos de repouso, com pausas mais longas a cada quatro pomodoros.

A mecânica básica é simples:

  1. Decida a tarefa em que você vai trabalhar.
  2. Defina o temporizador, por exemplo, isto.
  3. Trabalhe na tarefa definida, intensivamente, até o final do intervalo.
  4. Descanse por 5 minutos e faça outro pomodoro.
  5. Cada quatro pomodoros, tire uma pausa mais longa.

Ao usar intervalos pré-definidos, seu cérebro estará menos distraído e quebras frequentes ajudam a manter a concentração por mais tempo (estudo). Tente ter uma única aplicação ativa fechando todos os outros.

Durante intervalos curtos, verifique o telefone para algo urgente (opcional), mas resista à tentação de entrar em redes sociais ou verificar o e-mail. É importante quebrar o hábito de entrar Instagram como comportamento padrão.

Após quatro pomodoros (cerca de duas horas), ele dedica meia hora para e-mail ou redes sociais. Verificar o email apenas três vezes por dia reduz o estresse (estudo).

Quando você entra nas redes sociais, faça isso com um propósito claro . Ao navegar, aumenta passivamente a ansiedade, fazê-lo para um propósito específico pode ter efeitos positivos (estudo), por exemplo, se você aproveitar a oportunidade para se reconectar com velhos amigos ou criar uma reunião presencial.

No meu caso, eu vou no Facebook nestes longos intervalos, e meu objetivo principal é interagir com as comunidades privadas dos programas. Eu raramente rolo sem fim no newsfeed .

O livro Daily Rituals: Quão grandes ideias fazem tempo, encontrar inspiração e começar a trabalhar detalha os hábitos de grandes artistas de várias disciplinas. Embora existam muitas diferenças entre eles, todos compartilham a mesma estratégia: uma rotina de criação . Eles têm espaços de tempo reservados para a sua arte.

Neal Stephenson, autor do livro mítico Snow Crash, afirma o seguinte: “ Se eu organizar minha vida bloqueando espaços de tempo sem distrações, posso escrever romances. Se eles me interrompem constantemente, que realização? Em vez de uma novela que durará no tempo, vou ter muitos e-mails enviados para milhares de pessoas diferentes “. Palavras sábias.

5. Tecnologia para se defender da tecnologia

Assim como algumas aplicações aproveitam nossos instintos, outras aplicações nos protegem contra elas. Você pode usar a tecnologia para se defender da tecnologia.

Pessoalmente eu uso o seguinte, todos com versões gratuitas.

Momentum

Momentum é uma extensão do Chrome. Quando você abre uma nova guia lembra o objetivo principal do dia acompanhado por uma bela paisagem natural. Tendo objetivos claros reduz as distrações . Você também pode configurar uma lista de tarefas e seus links mais usados.

Citação do dia: “Use os talentos que você possui. As florestas seriam muito silenciosas se apenas os melhores pássaros cantavam. “

Rescue Time

O primeiro passo para resolver um problema é reconhecer sua existência. Rescue Time registra o tempo gasto em cada aplicativo, tanto no telefone quanto no computador. Você pode configurar objetivos e limites de cada atividade. Cada semana, envia-lhe um relatório com o tempo registrado e seu grau de produtividade.

Uma semana típica

StayFocused

Se você tiver problemas para completar seus intervalos de trabalho sem verificar e-mails ou redes sociais, bloqueie suas tentações mais fortes com o StayFocused. Você pode limitar o acesso a páginas específicas ou usar a opção nuclear um poderoso escudo digital.

Costumo recorrer a esta opção nuclear, que bloqueia o acesso a qualquer site durante o tempo pré-fixado. Ao eliminar a possibilidade de conexão, a concentração aumenta.

Enviar para kindle

Quando encontro um artigo ou estudo interessante durante o dia, minha dopamina aumenta e eu estou tentado a lê-lo imediatamente, deixando meu objetivo principal de lado. Para evitar distrações, uso esta extensão: Enviar para Kindle.

Acabei de pressionar o botão, feche a aba e continue com a minha tarefa planejada, sabendo que o artigo aparecerá logo depois na minha lista. Posso lê-lo mais tarde, sem impactar a minha produtividade.

Resumo

A dopamina é essencial para a vida, e sua deficiência causa preguiça. Nosso cérebro usou isso para motivar-nos a realizar os esforços necessários para sobreviver e procriar, mas o mundo moderno quebrou a conexão entre esforço e prazer .

Assim como a indústria alimentar nos tenta com comida industrial, as redes sociais nos cercam com entretenimento digital e aumentam a ansiedade social. Mas enquanto os alimentos ultraprocessados ​​só causam problemas, as novas tecnologias contribuem muito para nossas vidas, se nós sabemos como usá-las. Eles podem ser um ótimo funcionário, mas também um chefe de tirano.

Quaisquer recomendações adicionais para evitar a escravidão digital?

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