O Fantasma da Impotência Sexual

Fantasma? Para muitos homens a impotência e a falta de desejo masculino, ocasional ou não, é um ser real, de difícil convívio.Porém, há boas notícias a respeito. Podemos afirmar, com base em nossa experiência clínica de 20 anos, que todos os problemas de disfunção erétil são suscetíveis de solução, variando de solução simples a outras mais complexas.

Vamos repetir, para não deixar nenhuma dúvida: todos os problemas de impotência têm solução.

Primeiro de tudo, é preciso determinar a causa ou causas. Hoje sabemos que a maioria é de ordem física e não psicológica, entre as quais as hereditárias ou genéricas, as resultantes de doenças sistêmicas, tais como hipertensão arterial e diabetes, vindo só depois as casas de origem psicossomática.

Os exames disponíveis envolvem a mais avançada tecnologia, desde exames de sangue e raio-X até procedimentos mais elaborados, como o Doppler para quantificar o fluxo arterial; o TPN, que é o monitoramento da tumescência peniana noturna; estudos neurofisiológicos; cavernosograma; cavernosometria e demais.

Quanto aos tratamentos, podem ser clínicos, através da prescrição de medicamentos como o sildenafil, o tadafil, a prostaglandina e outros; psicossexuais, via terapias de casal ou individual breve; cirúrgicos, como cirurgia arterial, cirurgia venosa, inclusão de próteses maleáveis, de próteses infláveis ou de procedimentos cirúrgicos combinados.

Nesses casos quando o homem faz o tratamento para aumentar a libido, é recomendado que a mulher também faça com remédios para aumentar o desejo sexual feminino para acompanhar seu parceiro.

Cada caso é um caso. Mas para todos há solução. Hoje não há mais razão para que o homem deixe de ter uma vida sexual plena, ativa e gratificante, afastando o fantasma da impotência definitivamente.

Duvidas frequentes sobre impotência

Impotência sexual, também conhecido como disfunção sexual, é a incapacidade de ter ou manter a ereção ( Ou pênis ereto ) adequada para uma relação sexual. Essa alteração atinge aproximadamente 18 milhões de homens nos Estados Unidos, sendo destes apenas 10 % procuram o médico para orientação e tratamento.

duvidas sobre libido homem mulher

Como ocorre a ereção ?

Ela ocorre por mecanismos nervosos e vasculares. O pênis se torna ereto quando estímulos nervosos do cérebro levam à abertura de válvulas e vasos do pênis enchendo de sangue o órgão e levando à ereção.

Quais as causas da disfunção sexual ?

Ela é causada por dois fatores: físico e psicológico ( emocional ), sendo o mais freqüente o segundo, porém tem aumentado a incidência dos fatores físicos devido aos modernos métodos diagnósticos.

O fator físico é devido à: Diabetes, arteriosclerose, cardiopatia, uso crônico de medicamentos, tabagismo, alcoolismo, doenças crônicas do rim e fígado, alterações hormonais. O fator psicológico é causado por stress, ansiedade, angústia.

Como é diagnosticado a disfunção sexual ?

É diagnosticado através da história e do exame físico, sendo complementado por exames de sangue e avaliação do fluxo de sangue do pênis, que pode ser feito por injeção de drogas. Essa avaliação é feita no sentido de se determinar a causa do problema: Físico ou psicológico.

Como é feito o tratamento ?

O tratamento é feito dependendo da causa: aplicação de hormônios se necessário, suspensão de medicamentos se possível, controle das doenças crônicas, uso de dispositivo de vácuo, injeção de drogas intra cavernosas (pênis ), cirurgia para colocação de prótese peniana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *