Nutrição é a ciência que estuda as relações entre alimentos

Nutrição é a ciência que estuda as relações entre alimentos ingeridos e a doença e bem estar do homem.

Digestão: Processo responsável por reduzir as moléculas a fim de serem absorvidas. A maioria dos principais nutrientes encontra-se ligada a moléculas grandes que não conseguem ser absorvidas no intestino, devido ao seu tamanho ou por não serem hidrosolúveis.

Macronutrientes: Carboidratos

São formas de energia (combustível) mais prontamente digerida. Existem diversos tipos de carboidratos:

Monossacarídeos (carboidratos simples) são a glicose e a frutose.

A glicose: é abundante em frutas, milho, mel, e certas raízes.

É o principal produto da digestão dos carboidratos e a forma de açúcar mais comumente encontrada na corrente sanguínea.

Uma importante função no nosso organismo é suprir um dos dois únicos nutrientes utilizados pelo nosso cérebro: glicose e oxigênio.

Quando um destes nutrientes se reduz (em concentração) o nosso cérebro envia sinais para que o nosso metabolismo reduza, ocasionando sonolência, desânimo, hipoglicemia e até mesmo a perda da consciência.

É o único combustível do SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

A frutose é encontrada junto com a glicose e sacarose no mel e nas frutas. É o mais doce dos açúcares.

É uma importante fonte de carboidratos porque a frutose presente no sangue é primariamente convertida em glicogênio no fígado, por um processo que não requer insulina (hormônio responsável por controlar o açúcar no sangue).

Dextrose

É a glicose produzida a partir do amido do milho e portanto um dos açúcares simples e de rápida absorção.

Os dissacarídeos consistem em 2 moléculas de monossacarídeos, onde pelo menos 1 delas é a glicose.

Exemplos:

Sacarose: glicose + frutose; É o açúcar comum, encontrado na cana-de-açúcar, beterraba, frutas, mel, etc.

Maltose: Glicose + Glicose; Não encontrado na natureza.

Lactose: Glicose + Galactose; Principal açúcar encontrado no leite e por muitos de difícil digestão (não é encontrada a enzima lactase necessária para a sua digestão). Por isso, é muito comum encontrarmos pessoas que possuem intolerância à lactose ou suplementos a base de quitoplan para emagrecer.

Os polissacarídeos de maior nutrição são: amido, dextrina e glicogênio. Como um grupo que possui cadeias longas, são menos solúveis (os suplementos que dissolvem facilmente, para carboidratos é claro como maltodextrina, podem conter misturas de outros carboidratos para ficar mais barato, por isso tome cuidado ao escolher a marca da sua maltodextrina, quando muito barata, desconfie, muitos fabricantes colocam açúcar comum) e mais estáveis que os açúcares mais simples.

O amido é encontrado apenas em plantas (milho, mandioca).

As dextrinas são produtos intermediários que ocorrem na hidrólise do amido, formadas durante o processo digestivo ou por processos industriais (DEXTRINA).

O glicogênio é a forma de armazenamento de carboidratos. Constitui a fonte primária e mais prontamente disponível de glicose e energia.

Os lipídios, vilão ou amigos…

Engloba um grupo de componentes: óleos, gorduras, ceras insolúveis em água. A maioria das gorduras é constituída por triglicerídeos, que por sua vez, são primariamente constituídos por ácidos graxos.

Veja também: Colastrina

A nomenclatura destes ácidos descreve sua estrutura. (exemplo: Ácido linoléico – òmega 6, significa ter uma dupla ligação no sexto carbono).

Bloqueadores e queimadores de gordura > Conjugado de ácidos Linoleicos e Cartamus

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Assim de acordo com a sua estrutura, um ácido graxo pode ser de cadeia longa, média ou curta, saturado ou insaturado, poliinsaturado ou monoinsaturado, e essenciais (ou seja o organismo é incapaz de produzir como o òmega 6 e òmega 3).

Rico em òmega 3 e 6 o dobro de energia fornecido por carboidratos e proteínas.

  • o Processo digestivo lento, por isso contra-indicado no pré-treino.
  • Melhora o paladar e aumenta a sensação de saciedade.
  • Responsável pelo transporte de vitaminas lipossolúveis.
  • Responsável pela produção de hormônios.

PROTEÍNAS: (Recomendamos a loja Suplemento e Saúde para a compra dos seus suplementos de Proteína. Aproveite para tirar suas dúvidas comigo, na categoria “pergunte ao Dr. Alexandre”).

A estrutura das proteínas é composta por aminoácidos, podendo haver a participação de metais (como o Ferro no sangue). Existem aminoácidos essenciais (LEUCINA, ISOLEUCINA, e VALINA que compõem os BCAAs e triptofano, fenilalanina, metionina, treonina, lisina, e histidina) além dos não essenciais (Prolina, Serina, Arginina, Tirosina, Cisteína, Taurina, Glicina, Glutamina, Alanina, Aspartato). Ao todo são 20 tipos de aminoácidos que são diferentes apenas nas suas cadeias laterais.

O uso fundamental dos aminoácidos é como bloco construtor das proteínas do organismo, como enzimas, hormônios, músculos, pele, etc.

A sintese das proteínas requer que todos os aminoácidos estejam disponíveis, assim como para escrever estas palavras são necessárias todas as letras.

A necessidade nutricional diária de proteínas de um sedentário é em torno de 0,8gs\kg\dia. Muitos estudos comprovaram que uma dieta com aproximadamente 2gs\kg\dia ajudou no aumento de massa muscular e força, a partir de treinamento específico.

Outros nutrientes são chamados de Micronutrientes. entre eles estão as vitaminas (essenciais paras as reações metabólicas e divididas em solúveis e insolúveis), os minerais, que desempenham diversas funções regulatórias e de equilíbrio no organismo.

Por enquanto é só isso, mas depois falarei mais sobre outros componentes importantes de uma nutrição, como o ATP, fosfato de creatina, repositores hidroeletrolíticos, repositores energéticos, alimentos protéicos, compensadores, vaso dilatação etc.

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