Jejum parcial de 5 dias para prolongar a vida (o protocolo de FMD) ⋆ Revolutionary Fitness

" Para prolongar sua vida, reduza suas refeições " – Benjamin Franklin

Algum tempo atrás, revisamos diferentes abordagens para o jejum intermitente, e hoje veremos uma estratégia diferente. Esta é a dieta de imitação do jejum ou febre aftosa que poderíamos traduzir como uma dieta que simula o jejum e está na moda por causa da crescente evidência que a associa com maior longevidade e menores taxas de câncer

Veremos um exemplo de como realizá-lo e analisaremos alguns estudos recentes sobre jejum intermitente e diabetes.

FMD: A dieta que simula o jejum

Em vez de jejuar completamente por um curto período (16-36 horas), a febre aftosa propõe para comer muito pouco durante um período de maio r (4-5 dias).

Evolutivamente faz sentido. Nossos ancestrais frequentemente experimentavam deficiências, mas mesmo nos momentos mais difíceis eles costumavam ter algo para colocar em suas bocas e era o raro dia em que não comiam calorias .

Mesmo se o jogo falhasse, eles provavelmente encontrariam algumas raízes ou bagas, segurando até que sua sorte mudasse. E durante estes períodos, a autofagia exerceu sua magia .
Autovagina periódica reduz o risco de múltiplas doenças [1945907]

Ao contrário de outros métodos, a febre aftosa tem sua origem no cenário clínico . Os benefícios do jejum prolongado (2-3 dias) antes dos tratamentos contra o câncer (mais detalhes) já são conhecidos há algum tempo. Os resultados foram promissores, mas a adesão foi ruim . Não é fácil dizer a um paciente oncológico para parar de comer por tanto tempo, e a idéia também não excitou os médicos.

Pesquisadores como Valter Longo propuseram a febre aftosa como uma alternativa, fornecendo nutrientes essenciais e um mínimo de energia. Embora pareça difícil de acreditar, muitos benefícios do jejum podem ser obtidos sem parar para comer .

A evidência

Estudos em muitos animais mostram que a restrição de calorias é uma estratégia eficaz para prolongar a vida (detalhe). Nos seres humanos, a coisa não é tão clara, e devemos considerar o lado negativo: perda de massa muscular, baixa temperatura corporal, fome, baixa libido …

Felizmente, o jejum intermitente nos permite desfrutar dos benefícios da restrição calórica sem sofrer suas conseqüências sendo, por exemplo, mais efetivo na manutenção da massa muscular (estudo). Além disso, assemelha-se mais à experiência no tempo dos nossos antepassados, quando alterna a abundância com a abstinência .

Com foco na febre aftosa, vários estudos mostram seus benefícios em diferentes formas de vida, de vermes a humanos (detalhe).

Fonte: http://www.cell.com/cell-metabolism/abstract/S1550-4131(15)00224-7

Vamos começar com o impacto da febre aftosa em ratos:

  • Níveis diminuídos de IGF-1 e tumores (estudo, estudo).
  • Redução dos sintomas de doenças inflamatórias e autoimunes (revisão), como a esclerose múltipla (estudo).
  • Maior ativação de células-tronco, regeneração de células do sistema imune e de diferentes órgãos (estudo), além de melhorar a função pancreática de camundongos com diabetes (estudo).
  • Melhor saúde mitocondrial, associada à maior longevidade (estudo).
  • Adiamento dos sintomas do envelhecimento, como perda óssea, tumores e declínio cognitivo (estudo).

Um ciclo de febre aftosa em camundongos a cada dois meses reduz a mortalidade e a incidência de câncer. Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26094889

Isso também se encaixa com experimentos recentes que prolongam a vida em camundongos aumentando a autofagia (artigo), e embora haja uma guerra farmacêutica para desenvolver a primeira droga para replicar esse efeito, nós já temos em nossas mãos um caminho natural para alcançá-lo.

De camundongos para humanos

Mais de 70 pessoas realizaram um período de febre aftosa uma vez por mês, durante três meses seguidos . O grupo de intervenção (FMD) alcançou as seguintes melhorias em relação ao grupo controle (estudo):

  • Perda de peso cerca de 4 kg, em média, em pessoas obesas, principalmente gordura abdominal, sem prejudicar a massa muscular.

Fonte: Adaptado de https://www.researchgate.net/publication/313781104_Fasting-mimicking_diet_and_markersrisk_factors_for_aging_diabetes_cancer_and_cardiovascular_disease

  • Redução dos níveis de glicose, IGF-1 e pressão arterial.

  • Diminuição dos níveis de triglicérides e inflamação (proteína C-reativa).

A Dieta

Revisado seus benefícios, vamos passar para seus princípios. Embora múltiplas variantes possam ser feitas, e as calorias devam ser ajustadas levemente de acordo com cada pessoa, o protocolo oficial de FMD é o seguinte . O primeiro dia pode ser considerado transitório e é seguido por quatro dias de maior restrição.

Para manter a autofagia ativa, o mais importante é restringir a proteína sendo o macronutriente que mais a afeta. A febre aftosa propõe 80-90 gramas de carboidratos por dia, acima do nível considerado cetogênico (30-50 gramas), mas, ao restringir ambas as calorias, os corpos cetônicos vão aumentar na maioria das vezes.

Pessoalmente, durante o jejum, prefiro restringir um pouco o carboidrato e aumentar a gordura, já que a insulina também inibe a autofagia. Além disso, ao aumentar a produção de corpos cetônicos, controlei melhor a fome (meta-análise), tornando o processo mais tolerável.

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<p class= Proteína ativa mTOR, inibindo AMPK e autofagia

Exemplo

Dado que a febre aftosa vem do campo clínico, a empresa Prolon comercializa nos Estados Unidos pacotes preparados com todo o necessário. Isso simplifica a vida dos pacientes, que simplesmente precisam ingerir o conteúdo do pacote que toca a cada dia, por exemplo, durante os dias que antecedem a quimioterapia.

Prolon comercializa uma caixa com cinco pacotes de comida, um para cada dia

Mas como sempre, é muito mais aconselhável realizar o semi-rápido com comida de verdade. Este é um exemplo do que eu comi em um dos dias da minha última febre aftosa (eu só fiz três dias, sem transição inicial):

Com essas macros aproximadamente

Frequência

Para grandes males, grandes remédios. Quanto pior a sua situação, mais frequentemente você deve aplicar este protocolo de cura . Como orientação, recomenda-se a realização de um protocolo de febre aftosa com a seguinte freqüência de acordo com cada caso:

  • Uma vez por mês em pessoas com obesidade e síndrome metabólica.
  • Uma vez a cada 2-3 meses em pessoas com excesso de peso ou fatores de risco (pressão alta, altos níveis de glicose …).
  • Uma vez a cada 4-6 meses em pessoas saudáveis ​​e com peso adequado.

Se você realizar rotineiramente outros tipos de jejum intermitente, um ciclo de febre aftosa por ano pode ser suficiente. E quanto melhor sua flexibilidade metabólica, mais fácil você pode tolerar o jejum.

IGF-1 e longevidade

A pesquisa da febre aftosa destacou dois aspectos básicos: câncer e longevidade . Em ambos os casos, um excesso de IGF-1 pode ser problemático (estudo, estudo, estudo, estudo) e, portanto, as recomendações do próprio Valter Longo para limitar a proteína.

Mas como com o colesterol, o IGF-1 existe porque tem uma missão importante e menos não é necessariamente melhor . De acordo com essa meta-análise, a relação entre os níveis de IGF-1 e a mortalidade geral é em forma de U, e o grupo com menos IGF-1 tem maior mortalidade do que o grupo com os níveis mais altos.

O IGF-1 nos ajuda a desenvolver força e musculatura (estudo, estudo) e tanto a força quanto o músculo estão associados com maior longevidade (estudo, estudo, estudo, estudo). Mesmo se você desenvolver câncer, a massa muscular reduz sua mortalidade (estudo). Se você é forte, é mais difícil de matar.

Como se isso não bastasse, o IGF-1 preserva a saúde óssea (estudo) e facilita a perda de gordura (estudo).

Algumas recomendações para aproveitar o bem e mitigar o mal:

  • Força do Comboio . Se seus músculos exigem que o IGF-1 cresça, haverá menos disponíveis para alimentar células cancerígenas. Você pode usar seu próprio corpo, kettlebells, bar, anéis ou o que você quiser, mas você deve estimular seus músculos.
  • Proteína de ciclase . Se houver um histórico de câncer em sua família, experimente o ciclismo de proteína, consumindo os níveis recomendados nos dias em que treina e reduzindo-o quando você descansa.
  • Realiza jejum intermitente ou incorpora ciclos de febre aftosa com maior frequência, por exemplo, a cada dois ou três meses. A autofagia recicla proteínas danificadas e fortalece o sistema imunológico, prevenindo várias doenças.
  • Proteínas de Rota . Em muitos casos, o problema não é um excesso de proteína, mas um desequilíbrio de aminoácidos. Ele usa diferentes fontes de proteína, animais e vegetais e incorpora órgãos de vez em quando.
  • Realiza alguns ciclos de cetose com propriedades interessantes contra certos tumores (mais detalhes).

Jejum e Diabetes

Há algumas semanas, os alarmes dispararam devido ao resultado de um estudo apresentado em um congresso de obesidade, segundo o qual o jejum aumenta o risco de diabetes em camundongos . Apesar de ser um estudo inédito, nem mesmo revisado por pares, os tablóides relataram as novidades.

Não sabemos, portanto, se o estudo realmente contribuirá com algo relevante, mas a evidência atual é quase sempre favorável . Por exemplo, os diabéticos muçulmanos geralmente melhoram durante o Ramadã (estudo, estudo), e estudos mais recentes indicam que, além de ajudar a controlar os níveis de glicose, o jejum pode atingir regeneradas ilhotas pancreáticas (estudo) e melhoram a sensibilidade à insulina mesmo sem perda de peso (estudo).

Dito isto, e apesar de todos os estudos que demonstram a sua segurança e eficácia em diabéticos (estudo, estudo, caso), é um daqueles casos em que deve ser prudente . Além disso, o jejum tende a reduzir a pressão sangüínea e a insulina; portanto, se você usa drogas, provavelmente deve ajustar a dose. Fale com seu médico.

Aviso e possíveis efeitos colaterais

Sempre que falamos de jejum, devemos lembrar que atos por hormesis e, além de um certo limite, seu benefício é reduzido e entramos na zona de perigo.

A ausência de espaços de jejum nos prejudica, mas também o jejum excessivo

O problema é que a dose certa varia com a pessoa . Parafraseando Lucrécio, o que para alguns é remédio, para outros é veneno. Comece gradualmente, usando pequenas doses e aumentando-as progressivamente. O objetivo final é recuperar nossa relação natural com a comida e com sua ausência.

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