Como a queda de cabelo afeta os adolescentes?

Resultado de imagem para queda de cabelo em adolescentes

Como a queda de cabelo afeta os adolescentes?

A adolescência é um período na vida dos seres humanos, que se estende desde os 12 até os 18 anos. É uma etapa de transição entre a infância e a idade adulta. Em apenas 6 anos, o aspecto dos adolescentes sofre uma grande mudança, assim como a sua personalidade e a sua forma de se relacionar com os outros. Devem se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem em seus corpos e em seu entorno, algo que nem sempre é fácil.
Nesta delicada época um problema que parece um mundo para o jovem, que deve enfrentá-lo com algumas ferramentas que ainda não estão bem desenvolvidas. A falta de conhecimento e experiência para se desenvolver em determinadas situações sociais faz com que muitos adolescentes dêem uma supina importância à sua aparência. Poderia resumir em uma frase que ouvi de um paciente, há alguns anos: Como eu não sei muito bem o que dizer nem o que fazer, deixei que meu olhar fala por mim.

Como os adolescentes costumam dar grande importância à imagem, qualquer aspecto que não seja o esperado, poderia constituir um verdadeiro tsunami emocional. E esta é precisamente a época em que mais mudanças físicas ocorrem, alguns dos quais não são bem-vindos, como a acne, calvície.

A perda de cabelo em adolescentes costuma começar a vez que a puberdade: aos 13 anos. Você pode começar com sintomas como uma excessiva seborreia, caspa fragilidade capilar. Mais tarde, o cabelo pode cair em abundância em áreas específicas quebrar-se em excesso. Diante dos primeiros sintomas, os jovens costumam começar a se preocupar com o estado de seu cabelo.

Imagem relacionada

As pessoas que sofrem deste problema podem desenvolver um estado ansioso geral, já que a origem de seu problema, a calvície, está sempre presente. Esta ansiedade pode disparar em situações sociais em que estão rodeados de outros iguais. Nelas, é possível que sintam que a gente examina seu cabelo e emite julgamentos sobre o estado do seu cabelo.
A pele é um órgão muito sensível ao estresse. Qualquer preocupação pode fazer com que saiam grãos, o tom geral é desligado e, como não, que o cabelo caia. Assim que esta preocupação com o que possam pensar os outros poderia complicar a situação, fazendo com que o cabelo caísse com maior facilidade.

Mas não é o único problema que poderia causar esta situação. Para evitar estes picos de stress em situações sociais, muitos adolescentes evitam o encontro com outras pessoas. Desta forma, podem ficar tranquilos, já que não estão submetidos ao julgamento dos outros. Mas essa solidão faz com que aspectos fundamentais que têm de aprender e se desenvolver na adolescência -como as habilidades sociais – não são praticadas.

O jovem evitativo vai aprender que a forma de estar tranquilo e ‘resolver’ problemas é estando sozinho e não enfrentando situações em que tenha que se relacionar com os outros. Isto pode causar distúrbios como a fobia social, que poderiam marcar de forma dramática a vida de uma pessoa. Muitas vezes, a fobia social está relacionada com a depressão: a falta de um contato autêntico e satisfatório com os outros poderia afetar o equilíbrio emocional de uma pessoa.

Imagem relacionada

A obsessão que possa ter um adolescente com uma calvície incipiente pode ser tratada por um psicólogo, mas também deve ser acompanhada de algum outro tipo de tratamento cosmético dermatológico à base de produtos específicos para reforçar a estrutura do cabelo. Por exemplo, shampoos com vitaminas, suplementos específicos para o cabelo a base de Hairloss Blocker Comprar com princípios ativos que atrasam o ciclo capilar.

Com este tratamento, o que poderíamos denominar de duas frentes de batalha, o jovem pode, por um lado, saber desenvolver-se em situações que até aquele momento lhe pareciam desconfortáveis, e, por outro, verificar como a queda diminui, e que, assim, as suas preocupações não teriam uma base real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *