5 Dicas para passar com sucesso numa entrevista de emprego

Resultado de imagem para entrevista de emprego
5 Dicas para passar com sucesso numa entrevista de emprego

Independentemente de sua origem, profissão, idade, experiência, uma entrevista de emprego não é mais do que uma oportunidade para vender as suas habilidades, idéias, a forma de trabalhar e a projeção do que pode vir a ser no futuro.
Em seguida, apresentamos-lhe cinco dicas práticas que podem ajudá-lo a superar com sucesso a uma entrevista de emprego e você pode começar esse trabalho que tanto sonha.
Para que estes conselhos sejam efetivos você deve fazer três coisas muito importantes: o primeiro é se preparar, o segundo é praticar constantemente, e por último, o dia da entrevista, aplicá-los a partir do momento que chega ao seu encontro:

Dicas para ter uma entrevista de emprego bem sucedida:

1. A primeira impressão é a mais importante:
Os primeiros 30 segundos são determinantes para causar uma impressão de que jamais esquecerão de ti.
Quando você chegar à sua entrevista de emprego cumprimenta o entrevistador com um sorriso e um aperto firme de mãos. Olhe-o nos olhos e mostre-se como você é.
Antes de oferecer qualquer habilidade experiência que você tem, você deve vendê-lo como pessoa.
Esses primeiros minutos são fundamentais para que a pessoa que está entrevistándote se faça uma idéia de ti, defina se ele gosta de você como pessoa e se tiver traços para se encaixar na equipe de trabalho.

2. A entrevista de trabalho começa a partir do dia em que você começa:
Se você não está preparado para a tua entrevista de emprego que começou mal o processo de seleção.
Lembre-se que uma entrevista de trabalho começa desde o dia em que a começou, então prepare-se para atender ao máximo as expectativas e exigências da mesma.
Se accediste a sua oferta a partir de uma bolsa de trabalho pela Internet , certifique-se de inscrever-se daquelas oportunidades que realmente correspondem ao seu perfil. Assim você evitará perder tempo, tu e a empresa.
Como se preparar para uma entrevista de emprego?
Reveja e atualize o seu currículo: O mais provável é que, durante a entrevista de emprego se perguntem por coisas que você fez no passado, estudos, cargos e funções, assim que é bom que o tenha fresco em sua memória.
Saiba mais sobre a empresa: Visita a sua página web, seus recentes projetos, planos para o futuro e atualidades em geral. Isso demonstra interesse por parte tua; além de que você poderá vender suas habilidades como um recurso para tornar realidade os planos desta empresa.
Conheça o que estão procurando: Confira o cargo que estão contratando e as habilidades que se requerem. Desta forma, você pode praticar e prepare-se em coisas específicas.
Por exemplo, se o cargo para o qual você está apresentando requer que domina o inglês, procure por professores particulares de inglês com quem entabular conversas e você pode afinar a sua pronúncia.
No caso de ser um cargo que exija o Excel, você pode fazer cursos online para relembrar conceitos. O importante é que você comece a trabalhar em sua entrevista de emprego com a maior antecedência possível.

3. Cada pergunta é uma oportunidade para vendê-lo:
Tenha a certeza de que durante a entrevista de emprego se perguntam por que deveriam eles, capaz de contratá-lo que tens tu para fornecer à empresa.
Como responder? Estas respostas encontram-se em suas habilidades, conhecimento, experiência e habilidades. A chave está em saber vendê-las, de modo que, durante a preparação para sua entrevista, faça uma chuva de ideias com possíveis respostas que você pode dar.
Em geral, os entrevistadores procuram pessoas que trabalham bem em equipe, que saibam se comunicar e sejam colaborativos, assim que integra essas capacidades, com a sua experiência, e explica como ambas podem ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
Na hora da entrevista, tome algum tempo para responder, sem comunicar-se muito; se você tem alguma dúvida, pede um minuto para pensar, em vez de responder a qualquer coisa de que possa se arrepender.
Lembre-se de ser propositivo e otimista em suas respostas. Vende o que gostaria de fazer no futuro, o crescimento que procura e os projetos que lhe possam ocorrer.
E, finalmente, não cometa o erro de falar mal de seus anteriores chefes, de seus colegas, o entrevistador pode pensar que você saiu mal do seu anterior trabalho que existem coisas dentro de ti ainda por resolver.

4. Sua linguagem corporal fala mais que as suas palavras:
Quando cruza seus braços você está falando, corporalmente. O mesmo quando suspiras, tendo em vista o chão, quando te encoges você abre suas mãos…
Seu corpo está constantemente a falar por ti, seja a propósito, não.
A linguagem corporal torna evidente o fato de que não é apenas o que você diz, mas a forma como o faz; aproveite cada instante para refletir o seu entusiasmo e a confiança que você tem em si mesmo
Se você é alguém que tem o hábito de cruzar de braços, de olhar para o chão e não ter um contato visual, demore o tempo de praticar.
Peça ao seu parceiro, amigo, familiar que te ajude com uma entrevista de trabalho fictícia, e pedir que se corrija a cada vez que você se consulte com uma dessas posturas.

5. Seja honesto em relação aos seus projetos pessoais e profissionais:
O fato de que não seja escolhido para um emprego não significa que não seja bom o suficiente de você ter errado na sua entrevista de emprego.
Algumas vezes a sua personalidade não se encaixa para o que estão procurando; pode, por exemplo, que precisam de alguém introvertido e tu sejas extrovertido; que precisam de alguém para seguir ordens e você seja um líder.
Não é mau, simplesmente não é para você.
É preferível saber desde o começo que não encaixa, para chegar a um trabalho onde você não vai poder crescer profissionalmente, onde em questão de meses, sentir que te enganou-se.
É por isso que você deve ser honesto sobre quem você é, o que você está procurando e o que você tem a oferecer. Durante a entrevista de emprego arrisque-se a perguntar ao entrevistador se você tiver alguma dúvida em relação a sua folha de respostas vida.
Por último, tenha a certeza de que haverá perguntas difíceis que você não saberá o que dizer (qual é a sua aspiração salarial, como se describirían seus colegas de trabalho, quais são as suas maiores fraquezas), perante isso, demore o tempo para responder e, se necessário, pede que lhe repitam a pergunta.

Ao finalizar a entrevista de emprego pede informações de contato para estar a par do processo de seleção, agradece a oportunidade que teve e termina enfatizando suas habilidades
Cada um destes conselhos para ter uma entrevista de emprego bem sucedida que lhe ajudarão a conseguir o emprego de sonho. Se você estiver a preparar e práticas, tenha a certeza de que te terás uma vantagem sobre seus concorrentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *