5 Alimentos Excelentes Para Dietas de Ganho Muscular e Emagrecimento

Quem quer aumentar a massa muscular e definir o corpo sabe que não tem para onde fugir: além de se dedicar aos treinamentos físicos na academia, é necessário incluir na alimentação uma série de nutrientes, ou o efeito desejado não aparecerá.

É preciso consumir proteínas para a construção e reparação de músculos e tecidos, gorduras para estimular os hormônios, reduzir inflamações e obter fonte de energia, fito nutrientes, vitaminas e minerais para manter o corpo saudável e uma gama diversa de outros nutrientes para que o organismo tenha energia suficiente.

Na lista a seguir você confere alguns dos alimentos que servem como fonte desses importantes nutrientes e contribuem com o ganho de massa muscular:

1. Salmão

Além de ser rico em proteínas e ômega 3, que contribuem com a construção e reparação muscular e dão a sensação de saciedade ao organismo, o salmão também contém outros nutrientes importantes como as vitaminas B 12 e D, selênio e niacina. Podendo ser preparado de diversas formas – assado, grelhado e até como o sashimi da culinária japonesa – ;o peixe ainda oferece outros benefícios à saúde como a redução do colesterol, a melhoria da memória e possui ação antioxidante.

2. Ovos

Frito, cozido ou mexido. Não importa a forma que você escolha para comer os ovos, ao consumi-los, você também obtém importantes nutrientes como as proteínas – são de sete a oito gramas por unidade – ômega-3, além de vitaminas D e as do complexo B e minerais como ferro, zinco e potássio.

3. Amêndoa

Rica em proteínas em fibras, a amêndoa contribui com a construção e a reparação muscular ao mesmo tempo que proporciona ao organismo a sensação de saciedade. Com somente sete calorias por unidade, o alimento também é pobre em colesterol e sódio e possui propriedades que aliviam as dores nas articulações, estimulam o sistema cognitivo e provê energia ao corpo humano.

4. Batata doce

Saborosa de comer e não muito difícil de preparar, a batata doce é pobre em gordura e colesterol, possui as vitaminas A e B, além de fibras que fazem com o que o corpo se sinta saciado. O alimento é recomendado para os atletas tantos nos períodos que antecedem tanto nos que sucedem as sessões de treinamento.

5. Maçã

Fonte de fibras, potássio, carboidratos e fito nutrientes, dos quais o organismo necessita para um bom funcionamento, a maçã é uma fruta que contém apenas 52 calorias a cada 100g, é fonte de antioxidantes, ajuda a reduzir o colesterol e estimula o sistema imunológico.

Além disso, devido ao seu sabor naturalmente doce, ela é uma ótima opção para aqueles momentos em que bate a vontade de comer uma guloseima.