4 de agosto de 2012

Obras do viaduto na BR-153 começam este ano




Notícia foi confirmada em reunião nesta quinta, entre Prefeitura e Dnit. O processo de contratação da empreiteira encarregada da obra será concluído em no máximo 15 dias. Sete passarelas também serão construídas ao londo da BR-153 em Aparecida.

Aparecida de Goiânia, 26 de julho de 2012 – O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Anderson Cabral, reuniu-se com membros da administração municipal de Aparecida de Goiânia nesta quinta-feira, 26, na sede da Prefeitura, e acertaram os últimos detalhes sobre o projeto de construção do viaduto no Trevo da Manoela, que liga o Centro de Aparecida de Goiânia à região Leste da cidade, por meio da BR-153. “Dentro de 15 dias o processo de contratação da empreiteira responsável será concluído e logo em seguida vamos assinar a ordem de serviço para o início das obras”, afirmou Anderson, reforçando que as obras serão iniciadas ainda este ano.

Além do viaduto, o projeto do DNIT que contempla o trecho urbano da BR-153 em Aparecida prevê a construção de sete novas passarelas e a reforma de uma já existente. Os locais onde serão construídas as passarelas são pontos estratégicos de maior fluxo de pedestres. “As passarelas serão implantadas em frente ao Supermercado Makro, próximo ao Postão Aparecida, posto Bandeirante, Posto Santo Antônio, Terminal Araguaia, Furnas, Arroz Cristal e reforma da passarela situada em frente a Mabel”, contou o superintendente do DNIT, Anderson Cabral.

O valor total investido na construção do viaduto e das passarelas é de cerca de R$ 7,7 milhões do governo federal. “Este valor já está empenhado, ou seja, não tem perigo da obra paralisar por falta de recursos”, informou Anderson Cabral, reforçando que a licitação e contrato da obra já estão nos tramites finais. A reunião contou com as presenças dos secretários de Educação, Domingos Pereira, de Fazenda, Carlos Eduardo de Paula, de Insdústria e Comércio, Ricardo Rabahi, Defesa Social e Guarda Municipal, Sandro Cristopher, Administração, Geoliano Lima, Meio Ambiente, Lafaiete Campos, Infrestrutura, Mario Vilela, Comunicação, Ozéias Laurentino, além do presidente da Superintendencia Municipal de Trânsito, Paulo César, primeira-dama e secretária de ação Social, Carmem Sílvia, Assessor Especial na Frente Nacional de Prefeitos, Euler Morais e os deputados Leandro Vilela e Daniel Vilela.

“O perímetro urbano da BR-153 possui um fluxo muito grande de pedestres e veículos e a BR passou a ser uma via de trânsito comum, utilizada como rota diária dos usuários. Por isso é preciso investir para desafogar o tráfego e reduzir o número de acidentes”, pontuou o deputado federal Leandro Vilela, representando a bancada federal goiana na reunião. Leandro ressaltou também que as melhorias já estão sendo feitas pelo DNIT para colaborar com o trânsito local. “O DNIT já recapeou a via e agora vai sinalizar todo o trecho, além disso, já foram implantados vários redutores de velocidades, tudo para garantir um trânsito mais seguro para todos que passam diariamente pela BR-153”, frisou.

O novo viaduto deverá receber o nome do jogador de futebol Osvaldo Faria, mais conhecido por Bill, que morreu atropelado enquanto atravessava de bicicleta o trecho em que será construído o viaduto, em setembro de 2002. O deputado federal Leandro Vilela enviou projeto para a Câmara Federal e vai conversar com outros deputados da bancada goiana para que aprovem a homenagem. Bill atuou pelo Vasco da Gama, foi campeão goiano em 1985 pelo Atlético de Goiás e sagrou-se o maior artilheiro estadual no mesmo ano, com mais de 30 gols. A idéia de dar seu nome ao viaduto seria uma forma de homenagear também as famílias de todas as vítimas fatais do mesmo perímetro na BR-153.

Na ocasião, além do destravamento das obras de construção do viaduto no Trevo da Manoela, o deputado Leandro Vilela marcou em seu gabinete, em Brasília uma nova reunião para acertar parcerias para a iluminação da BR-153 no perímetro urbano de Aparecida e as obras do Anel Viário, que terão como objetivo desafogar o tráfego da rodovia. “O Dnit é um dos nossos maiores parceiros do Governo Federal. Este nosso trabalho em conjunto trará muitos benefícios para Aparecida de Goiânia, benefícios que a população tanto anseia e que só são possíveis por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério dos Transportes, por meio do Dnit”, avaliou o secretário de Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, que também acompanhou a reunião.

Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia