9 de abril de 2012

Acessibilidade coloca rede de transportes de Goiânia à frente de todas as capitais brasileiras


A preparação da frota de ônibus para receber os portadores de necessidades especiais já coloca a Região Metropolitana de Goiânia na liderança nacional da acessibilidade. Mais de 84% dos ônibus já estão equipados com elevadores para embarque de cadeirantes com espaço reservado e cinto de segurança especial para a acomodação de uma cadeira de rodas e de banco para acompanhantes. São mais de 1000 veículos equipados para plena acessibilidade que circulam em todas as 4 regiões integradas ao transporte metropolitano.

Além da cobertura convencional da rede, foram construídos cinco ônibus completamente acessíveis, que transportam cadeirantes e seus acompanhantes por rotas especiais que interligam entidades assistenciais e clínicas de tratamento, atendimento e centros de fisioterapia, além de laboratórios e centros médicos.

Estes veículos funcionam com agendamento prévio, com uma média de 300 usuários rotineiros. Cada ônibus oferece 12 boxes para acomodar as cadeiras de roda e outros nove assentos.

O agendamento para a utilização do ônibus acessível pode ser feito através da ouvidoria da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), mediante prévio cadastro e pelo número 0800 646 1851 escolhendo a opção número 1.

Fonte: RMTC Goiânia