4 de setembro de 2011

Região Centro-Oeste recebe maior exposição de arte urbana do mundo


Elas já foram vistas em Nova York, Londres, Tóquio, Praga, entre outras cidades do mundo. Recentemente estrearam nas ruas de Porto Alegre e São Paulo. Agora, invadem parques, ruas, avenidas e shopping centers de Goiânia. O CowParade, maior evento de rua já feito no Brasil, chega ao Centro-Oeste brasileiro e abre seleção para artistas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul interessados em colocar talento e criatividade, literalmente, no lombo de uma vaca. Até o dia 12 de setembro, interessados em transformar esculturas de vacas de fibra de vidro em obras de arte que serão expostas em Goiânia, podem se inscrever por meio do endereço eletrônico: www.cowparade.com.br/go/form

Defendendo a arte livre, o CowParade não impõe regras de estido nem técnicas artísticas. As vacas podem ser pintadas, vestidas, estilizadas, influenciadas pela cultura ou folclore. A única ordem é soltar a imaginação utilizando uma das poses de vaca disponíveis: de pé, pastando ou repousando. Os melhores trabalhos serão prestigiados pelo público gratuitamente durante o período de exposição para, ao final, serem leiloadas em um evento beneficente. Para participar, é necessário preencher o formulário e apresentar a opção de criação ao comitê que vai avaliar e selecionar os trabalhos. O artista selecionado receberá uma vaca em branco, em tamanho natural, produzida em fibra de vidro, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 500.

Mas a melhor parte vem agora: o trabalho escolhido será divulgado mundialmente no site www.cowparade.com.br, na placa de identificação da vaca e pode até virar item de coleção. A CowParade já criou e expôs mais de cinco mil vacas no mundo todo. Destas, 350 fazem parte de coleções disputadíssimas pelos aficionados. Cada artista pode enviar até dois desenhos para avaliação. O critério é formado pelo conjunto da qualidade da obra e a conformidade com o regulamento. Os projetos serão selecionados por um comitê formado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Cidade de Goiânia. O processo seletivo começou no último dia 17 e se estende até 12 de setembro, data final para entrega. O resultado a aprovação do comitê será divulgado a partir do próximo dia 16. A exposição estará nas ruas de Goiânia entre os meses de novembro deste ano e janeiro de 2012.

“Esse é o maior evento cultural do mundo e pela primeira vez está no Centro-Oeste envolvendo atividades culturais, sociais e turística. Por onde passa, esse evento é sempre um sucesso e, em Goiânia, que entra no calendário mundial, não será diferente”, comemora o prefeito da Capital de Goiás, Paulo Garcia. Ao todo, Goiânia recebe 50 esculturas de vacas. Dessas, três poderão ter a forma modificada e mais dez de bezerros serão disponibilizadas para estudantes de escolas municipais. “Vamos aproveitar os talentos do Centro-Oeste nesse movimento que terá mais de 400 pontos de artes distribuídos pela cidade”, afirma o secretário cultura de Goiânia, Kleber Adorno.

O lançamento oficial do Cowparede ocorreu em Goiânia no último dia 17, no Parque Sullivan Silvestre, popularmente conhecido como Vaca Brava, no Setor Bueno. O projeto é uma exposição de arte pública internacional que foi criado em 1999, na Suíça, e já percorreu 90 cidades em todo o mundo, com esculturas de vacas feitas em fibra de vidro, decoradas por artistas locais.

O projeto já arrecadou quase R$ 4 milhões para ações de responsabilidade social no Brasil. A arrecadação obtida pelo leilão desta vez será encaminhada principalmente para a Fundação Gol de Letra, uma organização não-governamental instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, com o propósito de dar outra perspectiva de vida a crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis.

Fonte: 24 horas News
Materia do dia : 29/08/2011