10 de agosto de 2011

Viaturas da Polícia Militar começam a receber equipamento de leitura de placas


Sistema capaz de identificar veiculos roubados, clonados e licenciamento atrasado é instalado em viaturas.

Viaturas da Polícia Militar que patrulham Aparecida de Goiânia começaram a receber, pela primeira vez, equipamento inteligente de leituras de placas. Conhecido como Auto Detector, o aparelho faz a leitura automática de placas de qualquer veículo. Duas câmeras instaladas no teto da viatura enviam as informações em tempo real para o computador localizado na parte interna da viatura.

O sistema, que tem capacidade para processar informações de 54 placas em um minuto, é interligado com o banco de dados Secretaria de Segurança Pública (SSP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). Caso haja alguma irregularidade, o equipamento emite um sinal sonoro avisando o policial. É possível saber, por exemplo, se o veículo é furtado, roubado, clonado ou está com licenciamento atrasado.

Na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, a tecnologia foi utilizada a favor da Polícia. Policiais militares do 8º BPM (2º CRPM) conseguiram recuperar um veículo com registro roubo. “Quando o carro passou pela viatura, o sistema detectou que era roubado”, explicou o sargento João Alberto. Já é segundo veículo recuperado pela Polícia Militar esta semana através do auxílio do sistema.

Nesta primeira etapa, serão instalados 53 equipamentos em viaturas da PM na cidade de Aparecida, Goiânia e outros municípios do Estado. O sistema será implantado em outras viaturas gradativamente. Os primeiros equipamentos foram instalados no ano de 2009, em fase experimental.

Além de modernizar as ações da PM, o sistema pretende reduzir o índice de roubo de veículos. Com o auxílio do equipamento, o policial militar também poderá selecionar melhor as abordagens.

Fonte: Aparecida Net.